Entenda as diferenças de financiamento pela Tabela Price e pelo SAC
Antes de comprar um imóvel, automóveis, dentre outros bens materiais, é comum dar um valor de entrada e financiar o restante, no entanto o sistema de amortização pode ser efetuado com parcelas de diferentes valores, cabe ao usuário comparar as vantagens fornecidas, por ambos os planos, para o saldo devedor.
Dentre as opções de financiamento está a Tabela Price (TP), que oferece parcelas, basicamente, em valores fixos até a quitação da dívida e pelo SAC (Sistema de Amortização Constante), embora o valor das parcelas modifique com os meses, a quitação do empréstimo permanece com o mesmo saldo. No entanto, as duas formas de financiamento incluem juros prefixados, sendo taxas que interferem no valor total da dívida e caso não ocorra planejamento, pode prejudicar o devedor.
Características do financiamento pela Tabela Price
Ambos os financiamento permitem um cálculo do valor total do empréstimo, embora as taxas apresentem correções monetárias. A Tabela Price designa parcelas com valores constantes e menores, em grande parte do financiamento. O sistema de amortização também aumenta mês após mês. De forma geral, o financiamento é indicado para quitação de automóveis, bens de consumos e crediários.
A correção monetária ocorre independente do sistema de amortização, essa taxa atualiza o valor das parcelas, o saldo de quitação e segue dois formatos sendo o pós- fixado e pré-fixado. No primeiro formato, o valor da correção tem relação com taxas do mercado e faz referência ao mês anterior, já o valor pré-fixado designa os reajustes dos juros.
Financiamento pelo SAC – Sistema de Amortização Constante
O financiamento pelo SAC permite a redução do saldo devedor, o procedimento é uma opção a quitação de imóveis e tem início com parcelas altas e que apresentam queda ao final do empréstimo. A opção é vantajosa para aqueles que puderem arcar com parcelas maiores no início do pagamento.
Escolha do financiamento Tabela Price ou SAC
Ambos os financiamentos são vantajosos, no entanto os clientes que tiverem um valor inicial maior podem investir no SAC. Para auxiliar na escolha é possível avaliar o percentual que será financiado; qual o valor da renda mensal será comprometido com o pagamento das parcelas; as taxas cobradas por cada empréstimo, prazo do pagamento e quais as possibilidades para a quitação da dívida.
As instituições financeiras costumam reduzir as taxas para facilitar o pagamento das parcelas. Diante disso é ideal realizar simulações antes de optar pelo financiamento. A equipe de profissionais da Direções Consultoria orienta aos clientes para a escolha dos melhores financiamentos, indicados a quitação de imóveis e parcelas condizentes a cada renda mensal.