5 dicas incríveis sobre fotografia imobiliária
A compra e vendas e até mesmo a locação de imóveis, vem, a cada dia mais, feita com o uso de recursos online. Afinal, é simples e prático anunciar o bem disponível em sites e nas redes sociais. Ao mesmo tempo, é como para o interessado o fato de poder encontrar o apartamento dos sonhos com poucos cliques. No entanto, para ter sucesso em todo esse processo, é preciso ficar atento a um ponto: a fotografia imobiliária.
Afinal, se antigamente a pessoa ia até à imobiliária e seguia até o imóvel para visitar, hoje ela se baseia na foto que vê online. Dessa forma, se a imagem for atrativa, há mais chance do comprador seguir com a negociação.
Por outro lado, a fotografia imobiliária mal feita pode arruinar as chances de qualquer transação. E como fazer para não errar nesse processo? Para ajudar você, separamos dicas importantes sobre fotografia imobiliária. Confira e aumente as chances de atrair interessados!
Dicas para ter a melhor fotografia imobiliária
Seja para locar ou vender, a boa fotografia imobiliária faz toda a diferença. Confira dicas para não errar.
Tenha um cuidado especial com o ambiente
É claro que a sujeira de um local é facilmente corrigida. Afinal, uma boa faxina pode ser realizada antes da entrega das chaves para o comprador ou locatário e todos sabem disso.
No entanto, na hora de pensar em fotografia imobiliária a sujeira é um grande problema, afinal, se a imagem for feita com o ambiente sujo e descuidado, dificilmente ela vai atrair os olhos do comprador.
Isso é ainda pior quando o imóvel está sendo vendido ou locado com os móveis, A bagunça dá a impressão de relaxamento e transmite a imagem de que aquele bem não é o ambiente ideal para o consumidor. Por isso, fique atento à limpeza e organização antes de tirar fotos.
Ângulos diferentes
Outra dica importante é tentar encontrar o melhor ângulo do imóvel, ou seja, o ângulo que mais favorece o ambiente. Para isso, é indicado enquadrar horizontal ou verticalmente a fotografia imobiliária e tirar fotografias de diferentes ângulos. Dessa forma, conseguirá obter as melhores e poderá fotografar todos os detalhes do imóvel.
Qualidade da imagem
Outro ponto importante é quanto à qualidade da imagem. É fato que a compactação das fotos é comumente adotada em sites e classificados. No entanto, isso deve ser feito de forma que a qualidade da imagem não seja afetada.
Uma dica é ter fotos em grande resolução e, quando for necessário, usar o Compactador Squoosh. Ele consegue diminuir o tamanho do arquivo, sem perder a qualidade da imagem.
Iluminação
Quem tem o costume de tirar fotos e postar nas redes sociais sabe bem que a iluminação é muito importante. O mesmo vale para a fotografia imobiliária. De preferência, evite flashes e tire as fotos em horários claros do dia, para aproveitar a luz solar.
No geral, as primeiras horas do dia ou as últimas horas antes do sol são as melhores para tirar fotos em ambientes fechados. Mas claro que o imóvel deve ser avaliado para saber quando ele fica mais claro e bonito para ser retratado.
Foque nos diferenciais
Porque a pessoa deve optar por visitar esse imóvel e não ao anunciado pelo concorrente? Para vencer essa disputa é preciso focar nos diferenciais. Há uma lareira? Uma sacada agradável? Um jardim de inverno? Avalie isso e fotografe, pois, pode ser o ponto forte do espaço e ajudar a fechar o negócio.
Por fim, caso seja um bem para locar já com a mobília, é interessante decorar. Veja como as plantas podem ajudar nesse processo.