ANO NOVO, VIDA NOVA: DÊ ADEUS AO ALUGUEL AINDA EM 2019!
Se você aspira ter independência financeira algum dia em sua vida, existem certos gastos que devem ser evitados ou deixados de lado o quanto antes.
Os juros é um deles.
Cartão de crédito e cheque especial são ferramentas ótimas para aumentar o poder de compra, porém seu custo é elevado (e por vezes abusivo), portanto o ideal é que você evite utilizar tais artimanhas.
O aluguel é outra.
Sem dúvida, por mais que pagar aluguel seja algo inevitável para muitas pessoas, é importantíssimo para seu futuro que você tente se planejar para reverter essa situação assim que possível; é preferível pagar a parcela de um imóvel do que o aluguel de um apartamento; um dia o imóvel estará pago e será seu, já o dinheiro do aluguel estará para sempre perdido.
Mesmo sabendo disso, no entanto, muitas pessoas tem dificuldade em deixar o aluguel para trás, por acreditarem que isso é impossível em sua atual conjuntura.
A boa notícia, contudo, é que independente da sua situação financeira, com um pouco de cuidado e planejamento é possível deixar o aluguel para trás.
Dúvida? Então confira o texto que preparamos e veja como fazê-lo!
FAÇA UM BALANÇO DE SUAS FINANÇAS
O primeiro passo para deixar o aluguel é fazer um balanço de suas finanças.
Para tanto, é preciso contrapor sua renda à seus gastos mensais.
Em outras palavras, analise o quanto você gasta mensalmente e veja quanto de sua renda lhe sobra.
Se você obtiver um valor negativo, analise seus gastos imediatamente e veja o que pode ser alterado; gastando mais do que ganha você não apenas terá dificuldade de deixar o aluguel, mas também acabará endividado em um futuro próximo.
Caso haja um saldo, ótimo; veja quanto você desse valor você pode “abrir mão” e comece a separar mensalmente esse montante, com o objetivo de fazer um fundo de reserva para dar entrada em um imóvel.
O ideal é que você guarde mensalmente pelo menos 10% de sua renda; quanto maior for essa porcentagem, no entanto, mais rápido seu sonho irá sair do papel, portanto seja generoso consigo mesmo e veja o quanto é possível guardar mensalmente para essa finalidade; se for possível e você estiver disposto, abra mão de gastos supérfluos e priorize a utilização de tal dinheiro para seu fundo de reserva.
PLANEJE-SE FINANCEIRAMENTE
Assim que tiver uma certa quantia guardada, é hora de começar a fazer seu planejamento financeiro.
Se o montante for grande o bastante para dar uma entrada no imóvel que você deseja, vá em frente e o faça; o valor que você iria gastar com o aluguel poderá ser gasto nas prestações de sua casa própria – garanta apenas que as prestações tenham um valor próximo ao do aluguel, para que você não se complique.
Caso o mesmo ainda não seja tão expressivo, considere aplicar o dinheiro.
Se você for até a agência de seu banco e falar com seu gerente, ele poderá lhe aconselhar e guiar a fazer uma aplicação para que você consiga deixar seu dinheiro rendendo – enquanto isso, claro, não deixe de continuar guardando uma parte de sua renda mensal; isso, somado ao rendimento da aplicação irão acelerar consideravelmente a conquista da casa própria.
INVISTA NO IMÓVEL CORRETO
Uma boa dica para deixar o aluguel para trás de maneira rápida é investir no imóvel certo.
Ao buscar um imóvel, portanto, dê preferência para os mais novos, como aqueles que ainda estão na planta, por exemplo, haja vista que o custo do mesmo costuma ser consideravelmente menor; quando o mesmo estiver concluído, ele terá valorizado; com isso, você não apenas terá comprado seu próprio imóvel, mas também feito um bom investimento em termos financeiros – ou seja, se quiser vender, terá lucro.
BUSQUE AUXÍLIO PROFISSIONAL
Se você deseja deixar o aluguel para trás mas está com dúvidas a respeito de como fazê-lo, o ideal é que você busque auxílio profissional, como por exemplo o oferecido pela Direções Consultoria.
A Direções Consultoria, caso você não saiba, é uma imobiliária que possui ampla experiência de mercado, sendo especializada em imóveis na região de Osasco, que é uma das que mais cresce e valoriza.