COMPRAR A CASA PRÓPRIA PODE SER ENCARADO COMO INVESTIMENTO?
Há certas conquistas que costumam ser indicativas de que uma pessoa conseguiu “vencer na vida”, ou seja, ter sucesso profissional e financeiro.
Para muitas pessoas, adquirir a casa própria é um desses indicativos.
Contudo, por mais relevante que a aquisição de um imóvel próprio possa ser, existe certa discussão sobre de como essa ação deve ser encarada de um ponto de vista estratégico; há quem acredite que ela é, sim, um investimento; outros dizem que não.
Para esclarecer essa questão de uma vez por todas, a equipe da Direções Consultoria preparou um artigo no qual será analisada essa questão sob diversos ângulos.
AFINAL, POSSO OU NÃO ENCARAR COMO UM INVESTIMENTO?
Se tentarmos enquadrar a compra de uma casa no sentido tradicional da palavra investimento, ou seja, aplicação de um recurso com a finalidade de se obter algo no futuro, a mesma não pode ser encarada como um investimento; não há quaisquer garantias de que o imóvel que você está comprando vá valorizar no futuro e/ou que você irá querer vendê-lo ou alugá-lo.
Contudo, se olharmos para a compra de uma casa como a aquisição de um ativo, a situação é um pouco diferente; se encararmos a compra do imóvel como sendo a melhor forma de parar de pagar aluguel e, portanto, economizar à longo prazo, a aquisição da casa própria passa a ser um investimento, afinal a aquisição desse ativo fará com que após um determinado período de tempo seu património tenha efetivamente crescido.
Fora isso, a compra de um imóvel pode ser encarada com um investimento quando ela é feita para fins de ganho de capital. Um exemplo disso são as pessoas que compram imóveis em regiões emergentes para vendê-los ou alugá-los no futuro. Nesse cenário, elas compram algo que ainda está “em baixa”, aguardam um tempo e depois podem começar a colher os frutos de seu investimento quando o objeto em questão valoriza.
Exatamente como os investimentos tradicionais.
COMO TRANSFORMAR A CASA PRÓPRIA EM INVESTIMENTO?
Se você está esperando que a compra da casa própria vá ser um investimento similar àqueles feitos nos bancos e fundos de investimento, é importante que você entenda que esse não é o caso; a compra da casa própria pode, sim, ser vista como um investimento, mas de um tipo diferente.
Para aqueles que desejam transformar a compra da casa própria em um investimento, nossa recomendação é a de que você dê preferência para aqueles localizados em regiões em ascensão, tal qual aquelas localizadas na região metropolitana de São Paulo.
Dessa forma, você poderá comprar um imóvel em uma região que está valorizando rapidamente, aproveitá-lo e futuramente vendê-lo ou alugá-lo para adquirir um imóvel ainda melhor, caso seja o seu desejo.
Caso você precise de ajuda ou mais informações acerca de como fazer isso corretamente, entre em contato conosco; somos uma empresa com larga experiência no mercado imobiliário, especialmente em regiões de rápido crescimento, como Osasco, Carapicuíba, Barueri e regiões adjacentes.