Drones na construção civil
Os drones têm sido cada vez mais utilizados como ferramentas de trabalho nos mais diversos setores, e a novidade é a utilização do equipamento pelo ramo da construção civil. O drone será utilizado para atividades variadas, que vão desde o estudo de terreno para implantação de novos empreendimentos, até o acompanhamento das obras pelos compradores. As regras serão definidas em breve pela Anac.
Todo material será publicado no site das incorporadoras e atualizado para que os clientes possam verificar o andamento das obras regularmente. Para as construtoras e incorporadoras o uso do equipamento na etapa inicial de um projeto imobiliário, tem se tornado de grande ajuda, uma vez que as imagens capturadas permitem estudar aspectos específicos, como a isolação do local em cada horário, que irão impactar diretamente no projeto de arquitetura e na definição da implantação das unidades.
A evolução no esforço de vendas de imóveis é notável, antigamente se tratava somente de uma planta baixa e perspectiva de uma fachada, depois se somam a isso o tour virtual e visita a unidade decorada, e agora o drone produz imagens reais e atualizadas de toda a obra.
O uso dos drones no país receberá regras até o final do ano, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Atualmente, os operadores da tecnologia precisam apenas seguir regras estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica.