Jardim de apartamento
Quando o assunto é jardim, o encantamento é quase uma regra, mas muitas vezes o espaço para montagem de um acaba fazendo com que muitas pessoas deixem o projeto de lado. Para os que sonham com essa ideia, mas estão acostumados a ver jardins somente em casas espaçosas, reunimos dicas para a realização de algumas opções em apartamentos.
Os jardins de apartamento podem apresentar versões na cozinha, banheiro e varanda. Em cozinhas que recebem luz do sol diária por pelo menos 3 horas, é possível plantar camomila, hortelã, menta, manjericão e outras plantas cultiváveis. Dessa forma poderão ser colhidas para o preparo de chás e complementar o tempero caseiro, além, é claro, de embelezar o ambiente. Em banheiros, a melhor opção é trabalhar com plantas aquáticas, como a alface de água e a ágape que se reproduzem rapidamente.
O jardim feito em varandas deve ser mais planejado. É fundamental buscar informações sobre a estrutura para saber até que ponto ela pode suportar o peso adicional de todos os itens de jardinagem. Também é importante não plantar diretamente sobre a laje, para evitar infiltrações e invasão de raízes nos ralos e vãos do concreto. Uma boa ideia é utilizar vasos e caixas de diferentes tamanhos e formatos, que já serão decorativas. As dicas para a manutenção são:
- Regas diárias, pois plantas cultivadas em varanda sofrem grande perda de umidade;
- Adubação, uma vez que as regas frequentes ajudam a eliminar os nutrientes;
- Para evitar poças d’água durante as regas, verifique se há um bom escoamento até os ralos.
Jardins são sempre um charme, mas para os iniciantes o ideal é ir devagar e ter em mente que a manutenção requer tempo e cuidado. Gostar de jardinagem é o primeiro passo, comece com poucas opções de planta e teste o que melhor se encaixa para o seu espaço.