Principais fatores que influenciam o preço do imóvel
Talvez você possa até imaginar os fatores que tornam um imóvel mais caro que o outro, porém, um dos princípios que faz parte da profissão de corretor é conhecer a área do imóvel muito bem e ainda estar por dentro de assuntos pertinentes ao ramo imobiliário, informações importantes para dar início às negociações. É comum uma discussão entre os corretores de imóveis e os clientes acerca do valor, afinal de contas, em nosso país o imóvel é de extrema importância para a maioria das pessoas, é um dos maiores, para não dizer o maior, que algum individuo poderá realizar em toda sua vida. Por isso, nada mais correto do que, antes de comprar ou vender um imóvel, certifique-se que toda a papelada está correta e caso tenha dúvidas, nada melhor do que consultar uma empresa especializada no assunto, como a Direções. Quanto a valorização do imóvel, logo abaixo listamos dez possibilidades que podem influenciar e muito no valor dos imóveis.
Localização
Um dos primeiros e mais importantes que podem influenciar o valor de um imóvel é sua localização. Imóveis próximos de grandes centros ou de uma região que tenha uma infraestrutura, podem com certeza apresentar valores mais altos. A maioria das pessoas dão importância para locais onde existem facilidades, comércios próximos, facilidade de deslocação, como transporte público e essas coisas. Esses pequenos detalhes podem e são uma das maiores razões de valorizar o imóvel. Mesmo que seja um velho apartamento, se ele estiver diante de alguma praia, com certeza será mais caro.
Segurança
Outro fator que pode influenciar e muito no valor do imóvel é a segurança que ele proporciona, por exemplo, casas com portões automáticos mais rápido, cercas de proteção, guarita nas redondezas, chaves de portas com segredos e elevadores que contam com códigos por andar, podem facilmente influenciar nos valores. Todos nós queremos viver em paz, estamos em busca de segurança é por isso que os bairros que contam com uma infraestrutura podem realmente ser mais caros que muitos outros por aí. Eles não oferecem apenas comodidade, mas sim uma certa segurança mediante a todas as notícias que nos cercam todos os dias.
Vaga na garagem
Outro fator que pode influenciar no valor do imóvel é a quantidade de vagas na garagem. Geralmente são responsáveis por um aumento de 15% no valor, mas também pode ser um fator depreciativo pois algumas famílias podem possuir dois veículos.
Área de lazer
Este fator é responsável por um acréscimo de 10% no imóvel, afinal de contas, nada melhor que as recreações dos filhos sejam realizadas em um lugar seguro. Alguns empreendimentos têm apostado cada vez mais nas áreas de lazer, inserindo a diversidade para atrair seus compradores. Além dos comuns como churrasqueira, piscina e playgrounds, alguns estão colocando em seus projetos brinquedoteca e salas de cinema.
Elevadores
Os elevadores também são responsáveis pela valorização de imóveis devido as facilidades que permite além de evitar que o morador suba de escada quinze andares. Geralmente os prédios que não contam com esse tipo de aparelho costumam ser desvalorizados.
Face para o sol
Os apartamentos que recebem a luz do sol são os primeiros que são vendidos, em contrapartida, contam com um acréscimo de 7% sobre o seu valor original.
Andar
Esse item é responsável por um acréscimo de 6%. As pessoas preferem morar em andares mais altos por duas razões: primeira, por estar mais distantes dos ruídos ocasionados pela rua; em segundo lugar, a vista. Por isso, quanto mais alto for o apartamento desejado, mais caro ele será, ao contrário do que acontece com os mais baixos.
Varanda
Uma varanda pode acrescer no valor do imóvel cerca de 5%. Isso pela comodidade e pela vista que uma varanda pode proporcionar ao morador, principalmente se tiver uma vista privilegiada como uma praça, parque ou até mesmo a cidade.
Vista
Geralmente os apartamentos que contam com uma bela vista costumam ser 4% mais caros. Os imóveis, digamos, panorâmicos, podem ser muito valorizados.
Infraestrutura
Com os avanços da tecnologia, nada melhor do que você estar perto de todas as facilidades que ela pode oferecer, não é mesmo? Se o imóvel for ajustado para receber o que há de melhor em termos tecnológicos como: tv a cabo, wireless, sinal de celular e etc, o imóvel pode contar com um acréscimo de 4%.
Outros fatores que influenciam no valor
Além dos fatores acima descritos, existem outros que podem valorizar ou depreciar um imóvel. Geralmente as pessoas que vão comprar seus imóveis, mesmo antes de chegar ao local, já estão analisando o bairro, as ruas, se ficam próximas de locais de festa, a idade do imóvel e etc. Isso sem mencionar o quesito acabamento, se as paredes são boas, se o chão é bem feito ou não.