VAI MORAR EM UM CONDOMÍNIO? CONHEÇA AS PRINCIPAIS REGRAS
Morar em condomínio não é algo novo. As pessoas tem vivido nesse tipo de ambiente há pelo menos 70 anos.
Ainda assim, muitas tem dificuldade para se adaptar; na maior parte dos casos, por conta das regras, que nem sempre são claras o suficiente.
Para facilitar a sua vida, nós, da Direções Consultoria, preparamos um apanhado das principais regras que você deve ter conhecimento para viver bem em condomínio.
PRIMEIRA REGRA: CONTAS
Cada condomínio organiza suas contas de um jeito, portanto é importante buscar entender como o seu funciona de antemão, para não ter problemas no futuro.
Primeiro, veja o que, exatamente, está incluso em seu condomínio; pode ser que a fatura já compreenda o condomínio em si, conta de água, gás e luz, mas também é possível que apenas parte ou nada disso esteja incluso, então é importante ficar atento para não ter surpresas desagradáveis.
Fora isso, é importante que você saiba que quando algo é decidido em reunião, irá se aplicar a todos os moradores, não apenas àqueles que estavam presentes na reunião; se o prédio optar por reformar a laje e isso gerar um acréscimo em sua conta, por exemplo, você precisará pagá-la, mesmo que não tenha ido a reunião ou discorde da reforma.
Sendo assim, fique atento a essa questão e vá às reuniões sempre que possível, para garantir que sua voz seja devidamente ouvida.
SEGUNDA REGRA: BARULHO
Boa parte dos problemas em um condomínio ocorrem em decorrência do barulho; a maior parte das pessoas acaba esquecendo que nesse tipo de ambiente há certas regras que precisam ser cumpridas quanto a emissão de ruídos, por conta da proximidade dos vizinhos.
Algumas das principais regras quanto a barulho são:
- Não é permitido barulho excessivo após às 22:00;
- Reformas e mudanças podem ser realizadas apenas de segunda à sexta, exceto feriados, a partir das 9:00 e até às 17:00;
Aqui vale uma ressalva: cada condomínio é único, portanto os horários e as regras irão variar de um local para o outro.
TERCEIRA REGRA: USO DOS ESPAÇOS COMUNITÁROS
Outro ponto importante da vida em condomínio é a questão do uso das áreas comuns, também chamadas de espaços comunitários.
Isso é importante a medida que cada condomínio define um tipo de legislação em relação ao uso dessas áreas; em certos condomínios, a piscina pode ser usada apenas por moradores, estando vetada a entrada de convidados; em outros, não é permitido que as crianças usem o parquinho sem o acompanhante de um adulto e assim por diante.
Para não ter problemas, leia o estatuto de seu condomínio. Essa é a melhor forma de evitar brigas e até multa.
QUARTA REGRA: MODIFICAÇÕES
Quando você mora em uma casa, tem maior independência quanto fazer reformas e modificações diversas no local.
Em um condomínio, contudo, a história é um pouco diferente. Antes de fazer modificações, seja na parte interna ou externa, é preciso consultar o estatuto e até mesmo a administração do prédio para ver se a modificação que você tem em mente é permitida.
Não fazer essa consulta pode resultar em multas e afins.
FICOU COM DÚVIDA? FALE CONOSCO
A Direções Consultoria é uma empresa com ampla experiência no mercado imobiliário, em especial em regiões em ascensão, como Osasco, Carapicuíba e afins.
Se você tem dúvida, seja ela sobre a vida em condomínio ou não, entre em contato conosco; nosso time de especialistas fará o possível para ajudá-lo.