Vale a pena comprar imóvel com poupança?
Colocar dinheiro na poupança é um modo de investimento muito popular no Brasil por possuir fácil acesso e ter grande liquidez, segurança e rentabilidade garantida. Dizem que para adquirir um imóvel, é necessário ter uma boa quantia para conseguir dar entrada em um imóvel. E por este motivo, muitas pessoas acreditam que a melhor maneira de comprar um imóvel é investindo na poupança. Existem outras alternativas? Confira!
Segurança: O risco de se perder o dinheiro investido em uma poupança se reduz quase a zero. ‘’Quase a zero’’, entretanto, não significa inexistente. Sabemos que o responsável pela caderneta é um banco, em geral, considerado uma instituição sólida, mas ele pode vir a quebrar.
Rentabilidade: Para depósitos feitos até 3 de maio de 2002, vale ressaltar a Taxa Referencial (TR) mais 0,5% ao mês. Para depósitos feitos após essa data, as regras são outras. Caso a taxa SELIC seja igual ou menor que 8,5% ao ano, o rendimento é dado pelo cálculo TR + 70% da SELIC. Nos momentos em que a SELIC estiver acima de 8,5% ao ano, o cálculo segue a antiga regra de TR + 0,5%. O importante é saber que, em geral, a poupança vem rendendo cerca de 6% ao ano.
Acessibilidade: O fácil acesso da poupança é um de seus principais atrativos. Não exige um investimento mínimo e, além disso, a caderneta pode ser aberta utilizando apenas RG, CPF e comprovante de residência.
Existem outras alternativas?
Sim. A poupança não é a única alternativa para a compra de um patrimônio. A seguir, algumas opções:
1. Tesouro direto
O Tesouro Direto se trata de uma alternativa que tem se popularizado entre os investidores, pois apresenta um risco muito baixo e alta rentabilidade. É garantido pelo Tesouro Nacional e sua rentabilidade pode chegar a 17% ao ano.
2. Financiamento
O financiamento é uma boa opção para quem possui uma boa quantia já poupada para poder dar uma boa entrada e, assim, conseguir um abatimento no montante total. Mas atenção, as taxas ainda são enormes no país. Desta forma, parte considerável do seu dinheiro é gasto simplesmente para quitar juros.
3. Consórcio
O consórcio de imóveis é uma opção para o poupador. Neste caso, você não precisa já ter muito dinheiro guardado para dar uma entrada considerável. O consórcio é como se fosse uma poupança programada em grupo, que se encarrega de proteger seu dinheiro ao mesmo tempo em que permite a aquisição de um imóvel.
A que conclusão chegou sobre investir na poupança para comprar um imóvel? Vale a pena ou não para você? Compartilhe conosco!