Vale a pena comprar um imóvel em 2016?
Concretizar o sonho da casa própria ainda é vontade de muitos brasileiros, mesmo em tempos de crise. Mas será que vale mesmo a pena, nesse momento, comprar um imóvel? Segundo o relatório da FipeZAP, o valor do m² se mantém estável em 2016, porém, mesmo com essa estabilidade dos preços, o ramo imobiliário ainda apresenta um cenário desafiador. Desde o começo do ano os preços praticamente não mudaram, o que significa que os imóveis estão subindo bem menos que a inflação. Essa é uma tendência que já dura mais de 1 ano, no entanto, a falta de compradores ainda assusta.
Se você se preparou e acha que esse é o momento, nós, da Direções, aconselhamos que faça uma pesquisa de preços, visite salões e feiras de imóveis. Negocie. Em tempos de oferta maior do que a demanda, o lado forte da negociação é o comprador.
Comprar agora para morar daqui a uns anos também pode ser um bom negócio. De preferência para imóveis na planta, mas verifique se o imóvel escolhido continuará tendo o tamanho e as características adequadas para você e sua família lá na frente. Lembre-se de que famílias crescem e necessidades e gostos mudam. Aqui, você também poderá adquirir para vendê-lo futuramente. Dependendo da valorização, pode se torar um negócio rentável.
Já se a sua a intenção é investir, tanto para valorização como para renda, espere. Pesquise um pouco mais. O investimento só valerá apena se a valorização esperada for de pelo menos 15% ao ano e, se for manter o imóvel, a renda de aluguel for de no mínimo 0,5% do valor do imóvel. Para qualquer coisa pior que isso, há outras opções mais interessantes (em rentabilidade, risco e liquidez) no mercado financeiro com características de gerar crescimento do patrimônio e proporcionar renda mensal.
Se você ainda tem dúvidas sobre comprar ou não um imóvel em 2016, nós podemos te dar a direção. Fale com a gente!