VALE A PENA TER IMÓVEL NO EXTERIOR?
Antigamente, a maior parte das pessoas sonhava em ter uma casa na praia.
Isso era visto como um símbolo de conquista; sinal que você venceu na vida.
Hoje, esse sonho evoluiu; as pessoas almejam ter casa em outro país.
Normal, afinal o padrão de vida médio do brasileiro evoluiu nas últimas décadas – ainda que hoje estejamos vivendo uma das piores crises financeiras de nossa história.
Assim, é natural que certas pessoas comecem a sonhar em ter casa fora do país; na maior parte dos casos, essa casa é nos Estados Unidos, em cidades como Miami ou Nova Iorque, por exemplo.
Colocar esse sonho em prática, contudo, é outra história; mesmo aqueles que tem meios para torná-lo realidade pensam algumas vezes antes de tomar essa decisão.
E isso não é algo ruim.
Muito pelo contrário, aliás.
Prudência com uma decisão como essa, é altamente recomendável.
Com isso em mente, a equipe da Direções Consultoria decidiu preparar um breve texto com algumas dicas e conselhos para que você tenha condições de tomar a melhor decisão possível nesse aspecto.
PRIMEIRA DICA: SEJA CONSCIENTE QUANTO AOS CUSTOS
A primeira variável a se considerar é óbvia: sua situação financeira.
Lembre-se que adquirir um imóvel no exterior não é algo barato; além do custo da casa ou apartamento em si, você terá que comissionar a imobiliária, pagar impostos com regularidade (tanto no país do imóvel como no Brasil) e, claro, manter o local arrumado.
Assim, nossa primeira dica é que você tenha calma e pense friamente sobre a sua capacidade de arcar com os diversos custos envolvidos no processo.
SEGUNDA DICA: ESCOLHA O MOMENTO CERTO
Outro conselho que lhe damos é fazer o possível para quitar o imóvel rapidamente. Ou seja, não parcele a compra.
Isso é importante a medida que vivemos uma época de incerteza econômica; esse cenário costuma ser perigoso para aqueles que desejam investir em moeda estrangeira, haja vista que variações bruscas no valor da mesma são comuns.
O ideal, portanto, é escolher um momento em que a moeda em questão esteja em baixa e liquidar a compra de uma única vez.
TERCEIRA DICA: ESTUDE A LEGISLAÇÃO LOCAL
Além da questão financeira, é preciso levar em consideração o aspecto legal.
Por mais incrível que possa parecer, muitos países tem regras específicas para os estrangeiros que possuem imóvel por lá.
Dessa forma, é recomendável que você busque sempre o apoio de um profissional especializado nesse tipo de assunto.
Nesse momento, conte com a Direções Consultoria, uma empresa com ampla experiência de mercado, que será capaz de lhe guiar em cada etapa do processo de aquisição de um imóvel.