COMO É FEITO O PLANO DE MARKETING DO LANÇAMENTO DE UM IMÓVEL?

17 set
Categorias: Dicas de Apartamento

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O primeiro passo no processo de lançamento é fazer uma análise aprofundada do mercado no qual o imóvel será lançado.

Para tanto, são levantados uma série de dados e utiliza-se, na maior parte dos casos, uma matriz SWOT, que cruza dados a respeito das principais ameaças e oportunidades de mercado com os pontos fortes e fracos da empresa para auxiliar os gestores a traçar uma rota de ação.

O objetivo de tal análise é compreender qual lacuna o imóvel poderá vir a preencher no mercado que eles pretendem atender.

Para fins ilustrativos, imaginemos que uma construtura deseje lançar um novo edifício em Osasco, mas não sabe se deve projetá-lo para atender a classe A, B ou C. Realizando a pesquisa mencionada acima, ela terá um panorama mais claro desse mercado e de qual público tem maior potencial de se interessar pelo projeto.

DEFINIÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA

Agora que a construtora tem uma idéia mais clara de quem será o seu público, é a hora de começar a traçar uma estratégia de vendas.

Nesse momento, uma série de decisões importantes precisam ser tomadas; metragem, preço, opções de financiamento e até mesmo o conceito do projeto serão decididos nessa etapa — o conceito, aliás, é uma parte importantíssima; a construtora precisará decidir qual benefício ela estará vendendo para o cliente; acessibilidade, baixo-custo, qualidade de vida e assim por diante.

IMPLEMENTAÇÃO

Uma vez definida a estratégia, é chegada a hora de colocá-la na rua.

Na maior parte das vezes, essa divulgação começa por meio da construção de um espaço de vendas, na qual os clientes em potencial podem ver fotos do projeto, maquetes e conhecer um pouco mais dos pormenores financeiros.

HAJA SEMPRE COM CAUTELA

Conforme visto, para as construtoras um imóvel é um produto como outro qualquer; ele é planejado e moldado para ser atrativo para um certo público.

Sendo assim, se você faz parte do público-alvo de um imóvel, é natural que você se empolgue e até mesmo haja por impulso ao entrar em contato com uma divulgação.

É justamente aí que mora o perigo; por estar empolgados, muitas pessoas acabam se comprometendo com negócios que são ruins para elas.

Por isso, é recomendável que você tenha sempre o apoio de uma empresa especializada em transações imobiliárias ao adquirir um imóvel.

Nesse momento, conte com o auxílio da Direções Consultoria, uma empresa que atua há anos no mercado imobiliário, sendo especialista em imóveis localizados na região oeste de São Paulo, tal qual Osasco e Carapicuíba.

Comentários
1 Comentário
  1. Karina Finato

    Olá, tudo bem?
    Me chamo Karina e sou engenheira civil. Estamos querendo construir um prédio no terreno da nossa família, mas temos um dúvida.
    Qual a etapa correta para abrir as vendas em planta? Precisamos ter projeto aprovado na prefeitura ou podemos fazer isso depois?
    Pregunto pois não sei se há uma Lei para isso, ou que diga que você precisa ter iniciado a obra para depois sair vendendo as unidades..
    Obrigada!

    Responder

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